O nanomagnetismo é uma linha de pesquisa que trata das propriedades magnéticas de objetos que possuem pelo menos uma dimensão na faixa nanoscópica (1 nm = 10⁻⁹ m até 100 nm). Inclui em seu escopo o estudo das propriedades e aplicações do magnetismo de nanopartículas, nanofios, filmes finos e multicamadas. Possui diversas aplicações práticas: separação magnética, gravação magnética, ferrofluidos usados em alto-falantes, além de nanopartículas utilizadas na medicina. No caso das nanopartículas, essas podem ser direcionadas para órgãos e tecidos específicos, com o objetivo de liberação de drogas ou para aplicação de hipertermia magnética.
Nosso grupo se concentra no estudo da síntese e caracterização das propriedades magnéticas, térmicas e estruturais de nanopartículas magnéticas. Essas quando imersas em um fluido (ferrofluido) e sujeitas a um campo magnético externo variável, se tornam úteis para tratamentos térmicos locais. Como exemplo, temos a hipertermia magnética, onde é possível aquecer zonas especiais afetadas por um câncer e matar células indesejadas.
Desenvolvimento de nanopartículas magnéticas para aplicações em hipertermia magnética
Objetivo: Síntese e caracterização de nanopartículas magnéticas para aplicações no tratamento de células tumorais com a utilização da técnica de hipertermia magnética.
Funcionalização de nanopartículas magnéticas para aplicações biomédicas
Objetivo: